Um século precioso?
Uma senhora loura, exuberante, de seu nome Marilyn Monroe, cantava em “Os Homens Preferem as Louras”, musical da Broadway dos anos 50, com a convicção e o deslumbramento de quem sabia ser uma estrela, confiando em verdadeiras “estrelas” da gemologia. Os diamantes, que a empresa De Beers popularizou serem “para sempre”, podem não o ser, mas têm provas dadas como auxiliares de primeira qualidade para algumas economias africanas.
Da intolerância
Há quatro meses atrás, assinalou-se, por todo o país, o 4 de Fevereiro, dia do Início da Luta Armada, dia que para alguns representa também o início da luta pela independência de Angola. Mas, na verdade, essa luta ainda não terminou.
EUA: negros sobrevivem mais dentro da prisão do que fora dela
Nos EUA, homens negros têm metade da probabilidade de morrer a qualquer momento se estiverem na prisão do que fora dela.
As privatizações e os seus novos desafios
O Ministério da Economia anunciou recentemente que a privatização de empresas estatais é uma das vias a que o Executivo angolano tem recorrido para promover, entre outros objectivos, a criação do emprego.
Um brinde ao monopólio?
Gosto de cerveja. De fino, bem tirado. De uma garrafa, translúcida e gelada, ao fim do dia, e do líquido que escorrega pela garganta, refrescando o corpo e a alma. Gosto de cerveja, mwangolê, pois claro! Mas de há uns anos para cá, também gosto de cerveja da Tuga, da terra da minha mãe, para variar, de vez em quando.
O medo causado pela Inteligência
Quando Winston Churchill, ainda jovem, acabou de pronunciar o seu discurso de estreia na Câmara dos Comuns, foi perguntar a um velho parlamentar, amigo do seu pai, o que tinha achado do seu primeiro desempenho naquela assembleia de vedetas políticas, o velho pôs a mão no ombro de Churchill e disse, em tom paternal:
Dia de África: celebrar um continente vitorioso dia após dia
O Dia 25 de Maio é um dia em que, à noite, quando vou deitar os meus filhos, lhes conto sempre uma história. A história de como, há 50 anos, alguns senhores, que lideravam países africanos, se reuniram num país também, africano, a Etiópia, que já passou por muito. Esses senhores decidiram criar a Organização da Unidade Africana (OUA) que hoje é conhecida como União Africana (UA), para lutar por uma África mais digna, com mais importância no Mundo.
Carta Aberta ao ministro das Finanças e ao presidente do Tribunal de Contas
Excelências Senhores
Ministro das Finanças
Armando Manuel,
Presidente do Tribunal de Contas
Julião António
Finanças mais próximas do cidadão
O Estado, num vasto país como Angola, em que a igualdade de acesso à informação é uma cruzada que todos defendem, tem uma função pedagógica importante, que é imprescindível ao sucesso da sua função normativa. Isto é, para se impor regras, é fundamental dar aos outros a oportunidade de as cumprirem.
Os donos da Comunicação Social
Eu e todos os angolanos atentos as muitas trapalhadas protagonizadas pelos detentores do poder que buscam a muito assassinar o semanário e o seu diretor fundador sem êxitos, de igual modo, todos quantos amam a liberdade e a diversidade informativa, não nos vamos solidarizar com o folha 8. A razão para assim proceder esta acentuada na marca que transportamos ao longo dos mais de 30 anos de convivência comum e que de perto assistimos a peleja travada pelo semanário folha 8 contra a vil tirania. Desse modo pessoalmente não devo de maneira alguma solidarizar-me com o resistente folha 8, pelo simples facto de (EU) ser igualmente folha 8.